Os melhores cursos estão aqui. E saiba mais, você pode ganhar dinheiro anunciando nossos cursos.

17/09/2011

Mecanismos da Hipertrofia Muscular

A hipertrofia é o aumento de um tecido ou órgão do corpo, em resposta ao ambiente em que se vive. A hipertrofia pode ser adquirida de duas formas: Fisiológica e Patológica.
  1. Fisiológica ( Musculação ):  quando se faz com que o crescimento muscular em questão, seja natural do corpo, é como quando as células musculares se multiplicam devido a seu uso constante em exercícios com maior resistência;
  2. Patológica ( Doença ): provocado por uma doença. Um exemplo comum é quando os testículos de um homem aumentam devido a um descontrole hormonal;
Exatamente por depender de um estímulo que faça com que haja o crescimento, a hipertrofia é temporária, e as células ou órgãos voltarão ao tamanho normal caso não haja mais estímulo. Um exemplo claro: uma pessoa que trabalhe carregando peso terá o braço bem definido, mesmo que nunca tenha feito musculação; por outro lado, se essa pessoa sofrer um acidente e ficar com seu braço imobilizado por alguns meses, notará que o mesmo irá emagrecer devido à atrofia muscular, ou seja, a diminuição da massa muscular por conta da falta de uso. O tempo que demorará para isso ocorrer fará com que ela possa ser classificada como crônica (quando mesmo após um certo tempo de sem o estímulo, o tamanho continua aumentado) ou não (quando o retorno ao tamanho original é praticamente imediato).
Hipertrofia x Anabolizantes
A hipertrofia muscular, que é a que faz com que tenhamos músculos bem definidos, é um dos muitos tipos de hipertrofia existentes. Ela ocorre devido ao uso de uma determinada musculatura. Explicando o processo de forma simples: quando se usa um determinado músculo acima do que seria seu normal, o tecido sofre pequenos rompimentos, e novas células são criadas para entrar no lugar das que se romperam. Assim, se alguém tem interesse em ficar musculoso, precisa fazer exercícios específicos para isso, e os mais recomendados são os de musculação, particularmente os treinamentos contra-resistido. Não existe, porém, uma receita sobre quais atividades fazer e em qual quantidade: cada pessoa terá seu treinamento específico, que deve ser desenvolvido e supervisionado por um profissional competente. Mas não basta fazer apenas exercícios: também é preciso comer. Especialistas recomendam a ingestão de carboidratos – massas, por exemplo – após a prática de exercícios.
 A finalidade é simples: esse tipo de alimentação permite que você reponha o gasto de energia tido com os exercícios e dá ao corpo os componentes necessários para aumentar a musculatura. Se uma pessoa se exercita, mas não se alimenta de forma adequada, poderá perder massa muscular, pois o corpo irá utilizar as proteínas do músculo para suprimir sua carência de energia. Para aumentar a velocidade com a qual os músculos aumentam de tamanho, algumas pessoas também fazem uso de esteróides anabolizantes. Esses são complementos que fazem com que o músculo aumente de tamanho.
Mulher fisioculturista
O grande problema são os efeitos colaterais, motivo pelo o uso não é recomendado por médicos e, em muitos casos, até mesmo proibido. Assim, para aqueles que desejam ter um corpo definido, a dica é: procure um profissional e elabore um programa de treinamentos para os músculos e uma dieta adequada para essa finalidade. Com esses pequenos cuidados, certamente será mais fácil conseguir o corpo tão desejado.

Nenhum comentário: