Os melhores cursos estão aqui. E saiba mais, você pode ganhar dinheiro anunciando nossos cursos.

23/03/2010

A INICIAÇÃO NOS ESPORTES E OS RISCOS

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

VARGAS NETO, FRANCISCO XAVIER DE

A iniciação nos esportes e os riscos de uma especialização precoce
Revista Perfil, Porto Alegre, nº3, p. 70-76, 1999.





O autor tenta mostrar ao leitor, neste texto, algumas das principais idéias sobre a prática esportiva infantil, seus aspectos positivos, as diferenças entre iniciação, especialização e precocidade esportiva. Também argumenta sobre os aspectos positivos e negativos da mesma, concluindo com meios adequados para uma prática esportiva saudável e sem riscos.

Um aspecto importante a ser ressaltado é o de que existem muitas pessoas envolvidas neste tema e, portanto, forças externas agem sobre a criança, como os pais que na maioria das vezes não possui conhecimento para decidir corretamente qual o encaminhamento adequado ao filho. O autor coloca dados nos quais é comprovada a real vontade dos pais de verem seus filhos praticando um esporte, seja ele especializado ou não. Já médicos e professores apoiam também, porém com uma profunda discussão sobre a controvérsia da especialização ou não das crianças.

O autor destaca os diferentes conceitos da prática esportiva na infância. A Iniciação Esportiva é o processo de chegada à escolinha e a prática esportiva. Já a Iniciação Esportiva Precoce seria a atividade desenvolvida desde criança com muita dedicação aos treinamentos e com finalidade competitiva. O último termo seria o Treinamento Especializado Precoce, fundamentado como sendo o treinamento a longo prazo de crianças antes de sua fase pubertária objetivando o alto rendimento.

Eu sou a favor de que na fase pré-puberdade se estabeleça as bases para que num futuro possa desenvolver-se uma criança com as condições mínimas de ser um futuro atleta de rendimento, caso tenha as características genéticas necessárias.

Para um bom trabalho precoce, acho necessário que se leve em conta o que no texto se reivindica, que é a limitação das horas de treinamento, intensidade e objetivos desse treinamento e a qualidade de ensino nas escolas de nível pré-escolar e fundamental. Fazendo isso, evitamos que os malefícios de uma atividade infantil possam ser causados. Para concluir, acho que mesmo que uma criança venha a alcançar ótimos ou até excelentes resultados na infância não são garantia de que esse indivíduo seja um atleta de alto rendimento na fase adulta. A exemplo disso podemos citar o fato de que o famoso jogador de tênis, Guga, era derrotado em alguns torneios de categoria infanto-juvenil por atletas da UNISINOS, porém hoje se encontra num estágio muito superior do que os antigos "carrascos".

Nenhum comentário: