Os melhores cursos estão aqui. E saiba mais, você pode ganhar dinheiro anunciando nossos cursos.

10/09/2011

Ginástica Laboral - Uma nescessidade das Empresas.

Você sabia que um trabalhador passa pelo menos um terço do seu dia no Trabalho?  Já pensou em permanescer sentado na frente de um computador, teclando durante  8 horas? Ou trabalhando em uma Empresa de Produção de peças eletrônicas? Pois, essa é a situação de muitos profissionais ( Empregados ) em suas Empresas na qual trabalham. Essa situação traz consequências para o trabalhador e, dependendo dos casos, ele é afastado do trabalho por longos períodos. Se nós fizermos uma pesquisa sobre as consequências do trabalho repetitivo, na vida e na saúde de um trabalhador, vamos ver as mais variadas doenças existentes em face desse esforço repetitivo. Tais como: D.O.R.T., ( distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho ), A.M.E.R.T., ( afecções músculo-esqueléticas relacionados ao trabalho ) ou L.E.R., ( lesões por esforços repetitivos ).

A ginástica Laboral, como indica o nome, é uma ginástica para ser feita antes, durante ou depois do expediente de trabalho. Essa prática tem como objetivo prevenir tais doenças.
Porém, hoje muitas Empresas, visando o não afastamento de funcionários, bem como a maior produção dos mesmos em seus setores de trabalho, estão se adequando ao mundo globalizado, que tende cada vez mais à prática de Atividades Físicas, e  estão usando serviços de Profissionais da Área de Educação Física para orientar e trabalhar com seus funcionários e desta forma evitando processos judiciais por afastamentos e até mesmo por demissões usadas em alguns casos isolados.
As aulas geralmente são ministradas durante 10 a 15 minutos, em geral, com alongamento e relaxamento, por um tempo essa prática foi criticada pela vinculação que se fez, da sua utilização nas Empresas, apenas ao aumento da produtividade - e não ao bem-estar do trabalhador. Estudos revelam que a ginástica laboral pode contribuir na prevenção das doenças causadas pelo esforço repetitivo, além de beneficiar o trabalhador nos seguintes aspectos: diminuição de dores corporais, redução do cansaço, aumento da atenção e concentração, entre outros. Mas o trabalhador tem outras sobrecargas no ambiente de trabalho.
A crescente competitividade dentro das empresas e fora delas vem aumentando a insegurança em relação à conservação do emprego ( para quem está empregado ) ou à inserção no mercado de trabalho. Esse tipo de insegurança é um fator que induz os trabalhadores a permanecer mais tempo no trabalho, com medo de perder o emprego. Hoje, fala-se em WORKAHOLICS ( fanáticos por trabalho ). Na verdade elas sempre elas sempre existiram, mas as circunstâncias da vida moderna têm aumentado sua incidência. As pessoas estão ligadas ao trabalho por muito mais tempo. Ou estão no local do trabalho ou o trabalho as acompanha quando saem de lá, com seus computadores ou palmtops, seus celulares empresariais ou outros meios de comunicação permanente com o trabalho. Estão tão viciados que não percebem que a falta de lazer ( para descançar e espairecer ) também é um fator de diminuição de produtividade, o que as coloca na zona de risco de perderem seus postos de trabalho.
De posse dessas informações, escolha uma profissão ( pode ser a que você já exerce ou uma que pretenda exercer ) e verifique as possíveis posturas que sejam inadequadas ou os movimentos que são realizados com maior frequência, identificando quais regiões do corpo estão mais sujeitas a dores e lesões em função de sua sobrecarga.

Nenhum comentário: